Notícias
CHAMADA DOSSIÊ 2020 N. 2
A PANDEMIA COVID-19: TEOLOGIA, CIÊNCIA E ARTE EM CONVERSAS
Organizadores
Prof. Dr. Everton Nery Carneiro (UNEB)
Prof.ª Dr.ª Sandra Célia Coelho (UNEB)
Prof. Dr. Luis Távora Furtado Ribeiro (UFC)
Atendendo ao princípio da interdisciplinaridade, a presente proposta tem por escopo socializar estudos que lancem um olhar sobre a temática vinculada à Pandemia Covid-19, pensando a transversalização e da superação da disciplinaridade. Nossa busca nesse dossiê é publicar artigos que envolvam pesquisas que articulem o coronavírus, a Covid-19, e a ambiência pandêmica e suas implicações, relações e reverberações, tendo a teologia, ciência e a arte no centro e margens das conversas. As conversas se presentificam numa relação permanente em um triângulo, cujos lados são formados pela: teologia, ciência e arte. Três lados de um triângulo, formando um todo único e indivisível. Se olharmos a pandemia pelo lado da teologia, será inevitável vermos seus desdobramentos na ciência e na arte. Se olharmos a pandemia pela face da ciência, será inevitável vermos seus desdobramentos na teologia e na arte. Se olharmos a pandemia pela face da arte, será inevitável vermos seus desdobramentos na teologia e na ciência.
Entendemos uma existência de relações múltiplas, tanto endógenas como exógenas ao triângulo. Nessa multiplicidade fazem parte diferentes áreas do conhecimento tais como: filosofia, sociologia, história, geografia, pedagogia, literatura, letras vernáculas, direito, antropologia, arqueologia, serviço social, política, enfermagem, medicina, física, engenharia, matemática, psicologia, administração, economia, contabilidade, jornalismo etc. Esse triangular, seja ele escaleno, isósceles ou equilátero, aqui proposto, produzirá frutos que virão a contribuir de maneira significativa para o debate, desde a compreensão do fenômeno até a intervenção sobre o mesmo, buscando a superação, seja via mitigação ou supressão fenomênica, para a construção de uma outra realidade fenomênica, cuja intencionalidade é a verdade como práxis social.
Deadline: 10/07/2020
FONTE:
Diretrizes para autores – Caderno Teológico
Antes da submissão do trabalho é importante atentar a algumas condições éticas (cf. FAPESP; COPE; ICMJE):
1. Compreende-se como autor cada pesquisador que tenha contribuído direta e substancialmente para a construção intelectual e criativa da pesquisa e de seus resultados. A disponibilização de recursos financeiros e/ou de infraestrutura não constituem coautoria. A orientação de trabalho acadêmico também não constitui coautoria.
2. Todos/as autores/as de um texto devem estar de acordo em relação ao conteúdo do manuscrito e a sua submissão em nosso periódico.
3. Todos os autores devem ser informados com seus respectivos e-mails para que cada um acompanhe o processo de avaliação.
4. Todos os autores devem informar seu ORCID.
5. Em caso de dossiês que possuam textos de autores convidados, os textos passam pela mesma apreciação cega por pares uma vez que é a qualidade do texto que definirá seu aceite.
6. O texto, ou partes dele (exceção feita a resumos, resumos expandidos, textos em anais de congressos, monografias, dissertações e teses), não foi publicado previamente nem mesmo em outro idioma.
7. Partes revistas de textos já publicados presentes no objeto da submissão devem receber nota explicativa remetendo à publicação original.
8. Durante o período de avaliação do texto, ele não deve ser submetido a outro periódico.
9. Uma vez aceito para publicação, os direitos autorais são transferidos ao Caderno Teológico.
10. Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros deve estar devidamente referenciado.
11. Em caso de disputa de autoria um e-mail deve ser enviado para o responsável da ouvidoria de más condutas editoriais (cadernoteologicopucpr@gmail.com).
Observações:
(1) se o/s autor/es não possui/rem cadastro ainda, favor clicar aqui.
(2) no cadastro, preencher obrigatoriamente os seguintes campos: nome, e-mail, instituição, ID ORCID e o campo "Resumo da Biografia".
(3) depois de cadastrado, o autor deve acessar o sistema: clique aqui.
Os trabalhos submetidos ao Caderno Teológico devem ser enviados pelo sistema, da seguinte maneira:
Normas de Submissão
Os textos enviados devem seguir a seguinte estrutura:
-
Título e título traduzido para o inglês (centralizado, em fonte Times New Roman 12)
-
Resumo (entre 150 e 200 palavras)
-
Palavras-chave (mínimo de 3, máximo de 5)
-
Abstract
-
Keywords (mínimo de 3, máximo de 5)
-
Introdução
-
Textos com subtítulos (usar numeração sequencial: exemplo: 1, 2, 2.1, 2.2, 2.3, 3, 4...)
-
Conclusão
-
Referências bibliográficas e outras
-
Os artigos deverão ter no mínimo 10 e no máximo 25 laudas (ou de 30 a 90 mil toques)
-
Fonte Times New Roman 12; Espaçamento 1,5cm; Primeira linha com recuo de 1,5cm.
-
Figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
-
Os nomes dos autores devem aparecer apenas na página de metadados, preenchida quando da submissão do texto.
As citações devem seguir os seguintes critérios:
-
Citação livre: quando sem transcrever as palavras do autor, reproduzem-se suas ideias: De acordo com David Tracy (2006), a teologia deve atender a critérios públicos de argumentação na construção de seu discurso.
-
Citação textual: modelo Autor, Ano e página: diz respeito a transcrição literal de textos de outros autores. Exemplo: “As teologias feministas têm um papel particularmente relevante na formulação das teologias progressistas, tanto nas versões cristãs como nas islâmicas” (SANTOS, 2014, p. 53).
-
Citação direta até 3 linhas – dentro do corpo do texto.
-
Citação direta acima de 3 linhas – fora do corpo do texto com recuo de 4 cm; sem aspas, fonte Times New Roman 10, espaçamento simples.
Referências
-
As referências devem aparecer no corpo do texto, com citação direta ou indireta, seguindo o modelo Autor, Ano e página. O título da obra deve estar em itálico, não sublinhado, exceção para as URLs.
-
As notas de rodapé deverão ser apenas explicativas.
-
As referências bíblicas, de documentos ou de autores antigos devem seguir os modelos clássicos de citação, mas devem aparecer no corpo do texto.
Bibliografia
-
A bibliografia deverá ser listada ao final do texto, em ordem alfabética, seguindo as normas da ABNT. Exemplo:
Livros
SANTOS, Boaventura de Sousa. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2014.
(ou)
SANTOS, B. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2014.
Capítulos de Livros
VILLAS BOAS, A. Espiritualidade não religiosa. In: FONTÃO, P. et al. Saúde e espiritualidade: espiritualidade na formação profissional em saúde. São Paulo: Martinari, 2017, p. 291-304.
Dissertações e Teses
GAULKE, André. Da ira à justiça: uma investigação do thymós e do reconhecimento para a ética contemporânea. SÁ, Alexandre Franco de. (Orientador). Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018.
Artigos
BEDFORD-STROHM, H. Teologia Pública e Responsabilidade Política. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 54, n. 1, p. 84-98, jan./jun., 2014.
Artigos em jornais
DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. De animais, santo e gente. Jornal do Brasil: Caderno B. 09.19.1975.
Documentos eletrônicos
TEIXEIRA, Faustino. A dimensão espiritual da crise do coronavírus. 20 mar. 2020. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/597292-a-dimensao-espiritual-da-crise-do-coronavirus. Acesso: 23 abr. 2020.
Obs: Sempre que possível buscar indicar ao menos o ano da publicação eletrônica.
Tradução
Quando for documento traduzido, colocar a expressão 'Tradução por' ou 'Tradução de' seguida do nome do tradutor logo após o título da obra.
Quando o autor traduz trechos de obras em seu texto é necessário incluir em nota de rodapé a expressão “tradução nossa” seguida do texto no idioma original.
Sobrenomes repetidos
NÃO USAR traços. REPETIR o sobrenome.
Exemplos:
RICOEUR, Paul. Soi-même comme un autre. Paris: Éditions du Seuil, 1990.
RICOEUR, Paul. Metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
Textos podem ser submetidos como:
Artigos
-
Somente serão aceitos textos originais, que apresentem pesquisas e análises sobre ideias, temas, documentos, experiências e metodologias pertinentes à Área de Ciências da Religião e Teologia.
Resenhas
-
As resenhas de livro deverão conter no máximo 5 laudas e apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas e título do livro traduzido para o inglês.
Entrevistas e Debates
-
Serão aceitas entrevistas ou debates inéditos que sejam pertinentes à Área de Ciências da Religião e Teologia.
-
Deverão conter título (em português e inglês) resumo e abstract apresentando o entrevistado ou debatedores, palavras-chave e keywords e nome do entrevistador em nota de rodapé. O texto deverá ter no máximo 20 laudas.
Comunicações e Notas Bibliográficas
-
Resumos de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso deverão conter no máximo 3 laudas e apresentar o nome do autor, título, ano, nº de folhas, natureza do trabalho e área, instituição de ensino superior e local. O título dever ser traduzido para o inglês e informado entre parênteses. Depois desses elementos de identificação e referência devem vir: resumo, palavras-chave, abstract e keywords.
-
No rodapé deverá ser informado o nome do orientador e a data da defesa.
-
Também podem ser apresentadas sínteses de eventos acadêmicos e/ou textos breves apresentados nesses eventos.